Comércio
Corrida antes do Natal
Consumidores aproveitaram o fim de semana de lojas abertas para fazer as compras dos presentes aos familiares e amigos
Jô Folha -
Quem deixou para realizar as compras natalinas nos últimos dias precisou ir ao Centro no sábado e domingo (23). As lojas funcionaram até as 21h30min nas duas datas. O tempo bom, com bastante sol e temperaturas agradáveis, foi ideal para adquirir os presentes depois de alguns dias chuvosos.
O movimento no Calçadão se fez mais intenso durante o período da tarde. Com sacolas em mãos, estava a família formada por Ana Cristina Costa, 39, Eduardo Nogues, 40, e a filhinha do casal, Gabriela, de quatro anos. Não haviam conseguido tempo durante a semana para ir às compras, então aproveitaram a folga para adquirir todos os presentes de uma vez só e ficar tranquilos para o Natal. "Afinal, segunda-feira ainda trabalhamos", comenta a vendedora.
O trio foi de carro para o Centro, mas muitos precisaram pegar taxi, uber ou ir caminhando. A greve dos rodoviários iniciada na última sexta-feira impactou as vendas, acredita o gerente de uma loja de departamentos, João Ribeiro. Em sua opinião, quem precisava comprar presentes deu algum jeito para ir às lojas, mas aquele consumidor ocasional, que vai mais à passeio não saiu de casa.
O gerente avalia outras mudanças no comportamento do consumidor. "O dezembro ficou prejudicado por dois eventos: a Black Friday de novembro, que vem crescendo a cada edição, e as liquidações de janeiro", aponta. Ainda assim, mantém expectativa de que as vendas superem os números do ano passado. Os produtos mais procurados na loja em que trabalha são os eletrônicos, principalmente smartphones.
Um levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas apontou que as vendas, até o fim da tarde de domingo, estavam 3% acima que a mesma data em 2017. O tíquete médio de vendas encontrava-se em R$ 118,00. Em contato com o Diário Popular, o presidente do órgão, Gilmar Bazanella, negou que a greve dos rodoviários tenha impactado negativamente no comércio da cidade. Se ainda faltam presentes para a noite de Natal, a última oportunidade é nesta segunda-feira. O comércio funciona até as 18h.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário